sexta-feira, 17 de junho de 2016

Complexo de Golgi


O que é Complexo de Golgi? 

     O Complexo de Golgi é a parte diferenciada do sistema de membranas no interior celular, que se encontra tanto nas células animais quanto nas células vegetais. Esta organela celular se localiza entre o retículo endoplasmático (RE) e a membrana plasmática.


Localização e composição do complexo de golgi

O complexo de Golgi situa-se próximo do núcleo celular e é formado por unidades, os dictiossomas, que estão ligados entre si. Cada dictiossoma é composto por um conjunto de sacos ou cisternas discóides e aplanadas, cercadas de vesículas secretoras de diversos tamanhos. Cada dictiossoma agrupa, em média, seis cisternas, entretanto, em alguns casos, esta quantidade pode atingir cinco vezes mais. O número de dictiossomas pode variar desde  poucas unidades até algumas centenas, isto ocorrerá de acordo com a função realizada pelas células eucariotas.

           
  O complexo golgiense apresenta-se bastante polarizado com dois pólos conhecidos como cis (superfície convexa) e trans (superfície côncava);
A face cis corresponde à face de formação, e a trans é de maturação. Entre essas faces encontram-se as cisternas medianas, que são também chamadas de mediais.





         A função mais importante do Complexo de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira, que esta se regenera.




Referências:
Toda Biologia. Complexo de Golgi. Disponível em <http://www.todabiologia.com/dicionario/complexo_golgi.htm> Acesso em: 17. jun. 2016.














Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.